• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Histórico do Sistema

Canal 13 Televisión Universitaria - La Paz

Canal-13-Television

 

Televisión Universitária

Canal: 13

Localidade: La Paz – Bolívia

Site: Telesión Universitária

http://www.umsa.bo/umsa/app?service=page/Tvu

Cobertura/alcance: Local.

Missão/valores institucionais

Produzir, difundir e promover, através da comunicação audiovisual, as atividades de formação, investigação e interação social da Universidade Mayor de San Andrés, baseado nos princípios e fins estabelecidos no estatuto orgânico da Instituição, para servir a sociedade e ao país e para que os resultados do trabalho da Universidade possam ser apropriados pela sociedade e pelo país.

Entre os valores institucionais da emissora estão:

Ética: mostrar atitude e experiências individuais e coletivas comprometidas com o bem comum. Ser pluralista e respeitar as distintas opiniões. Mostrar uma posição ética perante os grande problemas do nosso tempo.

Iniciativa comunitária: Divulgar a comunidade universitária.

Espírito empreendedor: Dar espaço a ideias criativas e narrativas próprias. Produzir com poucos recursos mas com muita criatividade.

Pluralismo cultural y educativo: Resgatar e divulgar as manifestações do povo boliviano. Mostrar e explicar diferentes experiências educativas.

Objetivos

Trabalhar para a difusão, promoção e comunicação das atividades formadoras, de pesquisa e interação social da Universidade Mayor San Andrés e nas atividades da sociedade e de seus diferentes campos. Informar sobre as transformações sociais, indicando a dependência e a exploração interna e a necessidade de combate-las. Mostrar uma imagem do país, realizando seus próprios valores, elevando a consciência, a independência e a soberania nacionais. Servir de meio de comunicação efetivo entre a universidade e a sociedade. Promover um processo de apropriação do conhecimento científico nos setores populares.

Histórico da emissora

A idéia de uma televisão universitária em La Paz teve inicio em 1979 quando o Conselho Nacional de Educação Superior estabeleceu as bases para a elaboração e execução de um projeto de televisão universitária em circuito fechado. A emissora foi montada em 1980, durante a ditadura Militar, e sua primeira transmissão ocorreu em 24 de dezembro do mesmo ano.

Ao longo de sua história a ação da emissora esta marcada e condicionada pelos períodos políticos e sociais que o país viveu, sem contudo abdicar do seu comprometimento com o cidadão e com a produção de conteúdos educativos e culturais relevantes.

Natureza jurídica da emissora

Empresa universitária descentralizada de gestão autônoma, dependente organicamente do Conselho Universitário da Universidade Mayor San Andrés.

Estrutura organizacional

Emissora possui um Conselho Diretor formado pelo reitor e representantes dos funcionários, professores, alunos e das escolas que tem vinculo com a produção televisa (eletrônica, educação, comunicação) e um Diretor Geral.

Forma de gestão

Informação não disponibilizada no site da emissora.

Modelo de financiamento

Informação não disponibilizada no site da emissora.

Programação

Predominam os programas educativos, culturais e jornalísticos. Segundo a emissora sua programação é educativa, cultura e, sobretudo, comprometida com o povo Boliviano, com sua formação, conscientização e seu bem estar. Promove a cultura nacional e regional. Já com relação a produção independente não há informação disponibilizada no site da emissora.

Participação pública

Não informação no site da emissora que indique a existência de ouvidoria, ombusdman ou clube de ouvintes.

Plataforma multimídia

Site com recursos de vídeos sem canais de interação com a audiencia.

Bolivia TV - La Paz

Bolivia-TV

 

Empresa Nacional de Televisión Boliviana – Bolívia TV

Canal: 07

Localidade: La Paz – Bolívia

Site: Bolívia TV

http://www.boliviatv.bo/ 

Cobertura/alcance: Nacional. Repetidoras: Santa Cruz, Cochabamba, Sucre, Oruro, Potosi, Pando, Beni, Tarija.

Missão/valores institucionais

Integrar e reafirmar os valores das diferentes nações que formam o Estado Plurinacional, por meio do oferecimento de uma informação descolonizada dentro do processo revolucionário, democrático e cultural para alcançar o bem viver.

Emissora comprometida com a geração de produção própria que consolide a identidade plurinacional da Bolívia.

Objetivos

Promover a unidade do país e projetar sua imagem internacional. Oferecer um serviço público para as regiões mais distantes do país, mostrando os valores culturais bolivianos e defendendo a soberania nacional perante o mundo.

Histórico da emissora

A emissora predecessora de Bolívia TV foi Televisión Boliviana, criada através de um decreto presidencial no final dos anos 60 do século passado. Sua primeira transmissão regular ocorreu em 30 de agosto de 1969.

Ao longo de suas quase quatro décadas de história, TV Boliviana sofreu as consequências da instabilidade política do pais e sempre esteve muito ligada a estrutura governamental, sendo um canal marcado pela forte divulgação das ações dos governos da nação.

Ao final da década de 90, as redes e televisões privadas ganham mais força no cenário boliviano e essa situação desenha um novo contexto para a televisão estatal do pais. A partir de 2006 com a subida ao poder de Evo Morales a televisão tem seus caminhos redirecionados, mantendo-se contudo, o estreito vínculo com o governo e a função de ser um veículo de comunicação do Estado.

Uma forte crise econômica na emissora obriga o governo a fechar em 2009 a antiga ENTV e a criar um novo ente público de televisão denominado Bolívia TV. A nova emissora opera no mesmo canal 7 da extinta TV Boliviana e esta vinculada a estrutura do estado por meio da Agência Boliviana de informação e ao Ministério de Comunicações.

Natureza jurídica da emissora

Pessoa jurídica de Direito Público. Empresa estatal de administração pública direta.

Estrutura organizacional

Informação não disponível no site.

Forma de gestão

Informação não disponível no site.

Modelo de financiamento

Segundo a Lei de criação da emissora, Bolívia TV como Empresa Pública Nacional Estratégica – ENPE - deverá ser financiada por recursos específicos gerados pela própria empresa, recursos provenientes da liquidação da extinta Empresa Nacional de Televisión Boliviana – ENTB e por transferências de capital e outros recursos que sejam estabelecidas em normas legais específicas. Portanto, a empresa estatal de televisão “Bolívia TV” conta com os seguintes recursos: fundos do tesouro nacional e transferências estabelecidas no orçamento geral da nação, recursos de doações e créditos nacionais e internacionais e recursos própria obtidos através da venda de serviços em geral.

Programação

Predominam os programas educativos, culturais, jornalísticos e de entretenimento.

Quase 40% de seus programas são de natureza cultural ou educacional. Há indicativos que a emissora não atua com independência em relação ao governo. É considerada um meio de comunicação do Estado.

Participação pública

A considerar o seu site, a emissora não possui mecanismos de prestação de contas e transparência. Não possui ouvidoria, ombudsman ou clube de ouvintes.

Plataforma multimídia

Site possui ferramentas de enquetes, poadcast e streaming. Não há mecanismos de interatividade com a audiência via plataforma multimídia.


COMPARTILHE


TVs (BO)

Bolivia

Rádios (BO)

Bolivia3

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game