• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Histórico do Sistema

Radio Illimani - FM

 

Radio Pátria Nueva (Radio Illimani)

Freqüência: 94.1 FM

Localidade: La Paz – Bolívia

Site: Rádio Pátria Nueva

http://www.patrianueva.bo/

Cobertura/alcance: Nacional. Repetidoras: La Paz (Radio Illimani) 94.1; El Alto (Radio Illimani) 94.1; Achacachi (Radio Illimani) 94.1; Laza - Sud Yungas (Radio Illimani) 94.1; Sucre 94.3; Potosi 94.3; Oruro 94.3; Tarija 94.3; Trinidad 94.3; Cobija 94.3; Montero 94.3; Yacuiba 94.3; Cochabamba 93.5; Santa Cruz 102.3; Radio Illimani - Red Patria Nueva 1020 Am; Radio Illimani - Red Patria Nueva 6025 Onda Corta.

Missão/valores institucionais

Transmitir mensagens que contribuam para uma comunicação democrática e participativa para todos os bolivianos. Ser um meio de comunicação líder no território nacional e também o de maior credibilidade perante o cidadão.

Objetivos

Segundo o site da emissora, o principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade boliviana, promovendo a unidade do país e projetando a sua imagem internacional. Além disso, a Radio Illimani, como membro da rede de rádios dos povos originários, cuja maioria das emissoras está localizada na área rural do pais, trabalha para dar a conhecer a realidade e os problemas que os indígenas bolivianos enfrentam e para participar do processo de mudança vivido pela Bolívia.

Histórico da emissora

Emissora predecessora da Rádio Pátria Nueva foi a Rádio Illimani, criada na década de 30 do século passado. A emissora surgiu logo após a Guerra do Chaco, conflito estabelecido entre a Bolívia e o Paraguai e que teve origem a partir de uma disputa de uma região fronteiriça entre os dois países denominada planície do Chaco. Após a derrota da Bolívia, as autoridades governamentais do pais começaram a enxergar a necessidade estratégica de estabelecer um meio de comunicação que estivesse a serviço dos interesses nacionais, que divulgasse ações do governo e, ao mesmo tempo, combatesse e neutralizasse a propaganda paraguaia. Foi então que o Centro de Propaganda e Defesa Nacional do governo boliviano, concebeu e instalou em La Paz, a rádio que viria a ser denominada Illimani.

Após um período experimental, Rádio Illimani foi inaugurada no dia 15 de julho de 1933 com a presença das mais altas autoridades bolivianas de então. A emissora esteve vinculada até o final de fevereiro de 1936 à Companhia Rádio Boliviana. Por uma série de problemas econômicos, as emissões da Rádio Illimani foram suspensas em 1936 por um curto espaço de tempo, antecipando uma crise mais profunda que levaria o governo boliviano, por meio de um decreto do Presidente da República, datado de 07 de maio de 1937, a estatizar a emissora e incorporá-la como patrimônio do Estado, situação que perdura até a atualidade.

Natureza jurídica da emissora

Empresa estatal da administração pública direta.

Estrutura organizacional

Informação não disponível no site.

Forma de gestão

Informação não disponível no site.

Modelo de financiamento

Informação não disponível no site.

Programação

Predominam os programas educativos, jornalísticos e musicais. A emissora se auto define como informativa e educativa cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade boliviana.

Participação pública

Não há informações indicando que a emissora possui ouvidora, ombusdamn ou clube de ouvintes. Possui uma central de atendimento para recebimento de ligações gratuitaspelo 0800.

Plataforma multimídia

Site com recursos de streaming, podcast, RSS, Blogs, fóruns, chats, alem de RSS, podcast, streaming, enquete. Mecanismos de interatividade com a audiência via email.


COMPARTILHE


TVs (BO)

Bolivia

Rádios (BO)

Bolivia3

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game