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Modelo de Gestão

Dos três meios de comunicação públicos do Paraguai – Rádio Nacional, Rádio Carlos Antonio López de Pilar e Televisão Nacional – apenas a Rádio Nacional define sua forma de gestão no site da emissora. Ela é gerida por uma Direção Geral, assessorada pelo Conselho Consultivo, que é composto por membros da sociedade civil.

O Conselho Consultivo de Programação da rádio, que funciona desde 2009, é composto de personalidades da comunicação e da cultura, com reconhecida trajetória e credibilidade por parte da sociedade paraguaia. O Conselho assessora a Direção Geral na definição do perfil das rádios e da linguagem jornalística, sendo sua principal função o assessoramento em relação à programação da Radio Nacional tanto em AM, como em FM. Os conselheiros velam pela qualidade dos programas, desde a música, os conteúdos e os formatos, até o correto uso dos dois idiomas oficiais do Paraguai.

Existe também um Conselho Assessor, que faz parte da estrutura Secretaria de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento Social (Sicom), criado pelo decreto de Nº 4.982, de 2010. Dele participam 14 pessoas: um membro e um suplente representantes das seguintes instituições: Senado e da Câmara dos Deputados, Ministério da Saúde Pública, Secretaria Nacional de Cultura da Presidência da República, SICOM, Sindicato dos Jornalistas do Paraguai (SPP) e Organizações de Produtores e Diretores de Cinema. O conselho serve para propor a organização do marco jurídico institucional, a adequação de novos requerimentos tecnológicos comunicacionais e a participação cidadã nas Rádios e Televisão Nacionais do Paraguai.

Todos os meios públicos do Paraguai estão subordinados a Dirección General de Medios del Estado (DGME), instancia da Sicom. Cabe a DGME:

Promover a melhoria das condições de sustentabilidade (econômica, social, técnica e de comunicação) da mídia estatal.

Projetar a promoção e criação de novos meios de comunicação no Estado.

Otimizar acesso à informação pública e educação da população através do uso da mídia estatal.

Desenvolver um processo de planejamento, coordenação, avaliação e monitoramento da mídia estatal.

Facilitar o direito de acesso à informação aos cidadãos.


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