Modelo de Gestão

Analisados os sítios de televisões e rádio públicas foi possível observar que todos as instituições as quais as emissoras estão vinculadas, se apresentam como entidades autônomas do Estado e com gestão independente. Apesar da autonomia, a divulgação dos modelos de gestão das rádios e TV universitárias não é transparente. Em nenhuma das emissoras investigadas encontramos indicações da existência de formas de direção e gestão colegiadas, por exemplo, ou mecanismos internos de comunicação e transparência.

A Televisão Nacional do Chile (TVN) é gerida por um diretor executivo, responsável pela administração geral da empresa; um diretor de programação, que define todo conteúdo exibido pela TV; um diretor de jornalismo, que escolhe as informações jornalísticas veiculadas; um diretor de gestão, que supervisiona a economia da empresa; um diretor comercial, que projeta a estratégia comercial e o valor publicitário do meio; e por fim, um diretor de estratégia e novos negócios, que gera novas fontes de desenvolvimento e distribuição dos conteúdos da TVN, além de outras gerências administrativas. Não há indicações da existência de um conselho gestor com participação dos funcionários ou de formas de participação da população.