• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Participação Pública

A existência de conselhos, comissões ou ouvidorias no interior do funcionamento das emissoras, especialmente os que contam com representação da sociedade, não é predominante dentro do sistema brasileiro. E quando existem assumem configurações diversas tais como ouvidorias, clubes de ouvintes/telespectadores, conselhos consultivos de programação, centrais de atendimento ao telespectador / ouvinte ou programas interativos.

As emissoras de rádio e TV da EBC, por exemplo possuem uma ouvidoria. Sua função é complementar a atividade do Conselho Curador, recolhendo e buscando respostas da diretoria executiva às críticas, reclamações e sugestões dos telespectadores, ouvintes e usuários dos canais da EBC. O Ouvidor presta contas aos usuários através de programas semanais de 15 minutos nas emissoras da empresa.

Uma norma interna da EBC, referendada pelos Conselhos de Administração e Curador, estabeleceu que o Ouvidor-Geral tem a colaboração de três ouvidores adjuntos: um para o Sistema de Rádio, um para Agência Brasil e outro TV Brasil. Todos eles, assim como o Ouvidor-Geral, tem mandatos de dois anos, um requisito fundamental para que atuem com inteira independência em relação à diretoria-executiva.

No âmbito da Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura possui o cargo de ombusdman há mais cinco anos. No entanto, a ocupação do cargo tem sido descontinuada.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game