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Participação Pública

Analisados os sites oficiais dos quatro canais públicos de TV e rádio em operação e sob a responsabilidade da RTVC — Señal Colombia, Institucional, Radio Nacional de Colombia e Radiónica — percebe-se a presença de várias vias de participação pública. Todos possuem ouvidoria.

As duas rádios e a TV Señal Colombia possuem programas interativos. A mesma Señal Colômbia e a TV Institucional possuem centrais de atendimento ao telespectador, sendo que a última promove seminários com participação de entidades e audiências públicas.

A Defensoria del Televidente de Colombia é um espaço para apresentar queixas, apontamentos e sugestões de abordagem na programação das televisões públicas e canais da Colômbia. Ela é vista como uma figura de proteção para os telespectadores colombianos.

A sua forma de atuar é através de espaços destinados a ela na programação das maiores TVs e canais colombianos. Cada um possui uma Defensoria del Televidente, como a Teleantioquia, com o programa Saber TVer e o canal RCN, com o programa Tu Tele.

El Defensor del Televidente existe desde 1996. A lei que o criou foi a mesma que autorizou a existência da televisão privada. A Lei 335 de 1996, art. 11 diz: Os operadores privados do serviço de televisão deverão reservar 5% do total de sua programação para apresentação de programas de interesse público e social. Um desses espaços será destinado a Defensoria del Televidente. El Defensor del Televidente será designado por cada operador privado do serviço de comunicação”.

Cada Defensoria de um determinado canal ou TV possui seus próprios membros e a sua própria maneira de escolher os assuntos a serem tratados em seu programa. Porém todas elas têm a autoridade de zelar por alguns direitos dos cidadãos com respeito ao que desejem e não desejem ver, para não ferir a sua sensibilidade e ocasionar más disputas.

Todas têm por objetivo criar mecanismos de participação para que os telespectadores se apropriem da programação, conheçam seus direitos como audiência ativa e exijam o cumprimento dos objetivos de formação, informação e entretenimento com a responsabilidade social que deve caracterizar a televisão. Além disso, elas procuram gerar um espaço de participação cidadã onde o telespectador faça valer seus direitos diante aos conteúdos que a televisão oferece; Procuram realizar um trabalho pedagógico por meio da investigação de casos particulares de alguns telespectadores e divulgação de temas relativo a televisão; Oferecem ao telespectador uma ferramenta de participação no canal; E abrem à crítica sua oferta de televisão para melhorá-la.

As Defensorias del Televidente atuantes na Colômbia são as da TV Teleantioquia, da Telepacífico, Canal TRO, Canal Caracol, Canal RCN, Canal U e Televida


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