• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Radio Nacional – La Radio Pública

La-Radio-Nacional

 

Freqüências:

  • AM 870
  • Nacional Clásica 96.7
  • Nacional Folklórica 98.7
  • Nacional Rock 93.7
  • RAE

Localidade: Buenos Aires.

Site: www.radionacional.com.ar

Cobertura: A Radio Nacional Argentina é composta por 40 emissoras que se distribuem por todo o território argentino. 

Missão/valores institucionais

Segundo consta no site, o caráter público e federal faz da emissora um instrumento fundamental para o exercício do direito à comunicação de todos os cidadãos argentinos.

Histórico da emissora

A Radio Nacional foi inaugurada em 1946, com proposta informativa e cultural, e como parte integrante do Servicio Oficial de Radiodifusión (SOR). No mesmo ano, mudou de freqüência, passando a transmitir em 870 KHz e a partir de General Pacheco, ao norte da Grande Buenos Aires (como é chamada a região metropolitana da própria cidade de Buenos Aires).

Nos anos 90, a sede da Radio Nacional, cuja rede emissora já contava com 40 pontos no território argentino, mudou-se para o emblemático Edifício Maipú, 555 — o edifício da radiodifusão portenha, construído especificamente como emissor de rádio — na própria Buenos Aires.

Em 2006, houve uma modernização dos equipamentos da Rádio. Antes disso, a transmissão era de 100 Kw.

A Radio Nacional transmite em amplitude modulada (AM 870), em frequência modulada (FM) — através de três estações: Nacional Clásica 96.7, Nacional Folklórica 98.7 e Nacional Rock 93.7 — e em ondas curtas, a RAE - Radiodifusión Argentina al Exterior (criada, em 1947, como SRI - Servicio Radiofónico Internacional).

Natureza jurídica da emissora

Empresa estatal de administração pública direta

Estrutura organizacional

A Radio Nacional é gerida pela Radio y Televisión Argentina Sociedad del Estado (RTA SE), uma empresa pública e dependente do Poder Executivo Federal que, por sua vez, é supervisionada pela Secretaría de Comunicación Pública. Internamente, a Radio Nacional organiza-se através dos seguintes cargos: Direção Executiva, Sub-Direção Executiva, Coordenador Geral de Gerências, Gerência de Emissoras, Gerência Artística, Gerência Operativa, Gerência Periodística, Gerência de Assuntos Legais, Gerência de Recursos Humanos, Gerência Comercial, Gerência de Administração e Finanças, Sub-Gerência de Relações Institucionais, Sub-Gerência de Emissoras, Sub-Gerência Artística, Sub-Gerência Operativa, Direção da FM Folklorica, Direção da FM Clásica, Direção da FM Nacional 93.7, Direção da RAE e Prensa Institucional.

Forma de gestão

Não há informações disponíveis no site oficial da emissora.

Modelo de financiamento

Recursos orçamentários públicos.

Programação

Predomina a programação musical nas estações de frequência modulada (FM) — música clássica, na Nacional Clásica 96.7; música “jovem”, na Nacional Rock 93.7; e música folclórica nacional, na Nacional Folklórica 98.7 — e na transmissão de ontas curtas — música “latino-americana”, na RAE. Na estação de amplitude modulada — AM 870 — predomina a programação informativa.

Participação pública

Apenas alguns poucos programas da Rádio recebem mensagens do público via caixa de e-mail do próprio site.

Plataforma multimídia

O sítio eletrônico oficial da radio oferece streaming; RSS (tecnologia que permite ao usuário receber regularmente as atualizações do site, sem precisar visitá-lo); enquetes; blogs das quatro rádios a ela vinculadas — Nacional Folklórica, Nacional Clásica, Nacional Rock e RAE —; “fale conosco”; podcast e se liga às redes: facebook e twitter.


COMPARTILHE


TVs (AR)

Argentina

Rádios (AR)

La-Radio-Nacional

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game