• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Programação

Analisadas as grades de programação das emissoras percebe-se que, em geral, todos os canais apresentam qualidade e diversidade de conteúdos e atendem a finalidades educativas e culturais, em especial a cultura latino-americana. Também se verificou uma forte presença de programas informativos e de opinião. Estes defendem claramente e inequivocamente o governo do presidente Hugo Chávez.

A Rádio Nacional possui 69 programas em sua grade. Destes, somente 38 oferecem indícios de seu conteúdo no título apresentado no endereço da emissora na internet. Entre eles, 39,47% têm caráter informativo; 23,68% tratam da cultura nacional; 18,42% abordam política; 10,52% são programas musicais; e 7,89% dividem-se igualmente entre programas infantis, esportivos e educativos. A Rádio del Sur possui 29 programas. Destes, somente 15 oferecem indícios de seu conteúdo no endereço da emissora na internet. Entre eles, 53,33% abordam a cultura latino-americana; 13,33% são informativos; 13,33% abordam temas políticos; e 19,98% dividem-se igualmente entre programas sobre educação ambiental, musicais e de tecnologia.

A Alba Ciudad é uma emissora do Ministério do Poder Popular para a Cultura conta com 39 programas. Cerca de 40% da programação é musical, 20% sobre política, movimentos sociais e socialismo, 17% sobre cultura nacional, 15% sobre conteúdo informativo, 5% sobre comunicação e programas juvenis e 2% para programas femininos e sobre tecnologias.A Rádio YVKE Mundial possui 28 programas: 21% abordam a cultura nacional e latinoamericana, 17% sobre música e informação, 14% de programas que abordam política/ movimentos sociais/ socialismo e programas de opinião, e por fim, 3%, respectivamente, para produções educativas, esportivas, sobre economia e comunicação.

Do total de 11 programas da Tele Sur, 36% são informativos; 18% falam da cultura latino-americana; e 18% dividem-se igualmente entre programas esportivos e de opinião. Na TV Vive, 41 programas se dividem entre quatro categorias somente — informação e opinião, educação, cultura e infância. No entanto, os assuntos abordados em cada um deles são bastante variados, conferindo à TV Vive o caráter de o mais diversificado dos canais públicos da Venezuela.

A diversidade de conteúdos na VTV é precária, pois a emissora define sua programação em, apenas, dois vieses: Informativo e Opinião. Ao todo, são 13 produções e ambas giram em torno da cultura latinoamericana e da Revolução Bolivariana na Venezuela. Os programas de opinião, 7 ao total, tratam em desmitificar possíveis ataques feitos por meios de comunicação ao governo de Chávez. Todos os programas tanto de informação e de opinião defendem o governo de Hugo Chávez inequivocamente.

A ANTV surge como um canal de comunicação entre a assembléia e a cidadania, cujo objetivo é permitir ao telespectador ser testemunha da atividade legislativa.  Sendo assim, a programação da ANTV limita-se a produções informativas sobre as atividades da Assembléia Nacional.  De um total de 16 programas veiculados, 50% deles são informativos, 12,5% são de opinião, ou seja, defende claramente o governo de Hugo Chávez, 25% tratam sobre a cultura nacional e a cultura latinoamericana e 6,25% tratam sobre esportes e música, respectivamente. Apenas três programas não apresentavam informações a respeito de suas produções, sendo assim, não foi possível analisá-los. A Ávila TV está passando por uma reestruturação no seu site e não foi possível acessar a programação do canal. Por fim, a TVes possui uma ampla diversidade de conteúdos com 812 produções na sua grade de programação, 72% são de filmes/curta metragens/ documentários/ séries; 10,34% são produções musicais; 6,6% sobre programas culturais; 6,5% desenhos e séries juvenis; 2,2% programas de esportes e 2% de programação informativa.


COMPARTILHE


TVs (VE)

Venezuela

Rádios (VE)

Radio-Nacional-de-Venezuela

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game