• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Programação

Com as transformações democráticas a programação das rádios chilenas, de maneira geral, evoluiu para uma maior oralidade, incorporando nas suas programações a análise e o debate e abandonando uma característica puramente musical que as marcaram no período ditatorial.

Apesar disso, a Rádio pública Usach ainda tem programação predominantemente musical, com quase 45% de sua grade preenchida por música, promovendo a cultura regional, com um dos programas musicais voltado exclusivamente pra produção nacional de raiz. Ela conta ainda com programas jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento.

Segundo o site da emissora, ela procura difundir  a cultura, contribuir para a formação da opinião da audiência, ativar os canais de participação, fornecer educação para o cidadão, se manter comprometida com o desenvolvimento social e a promoção do debate para que os cidadãos possam tomar as suas decisões e compor suas opiniões a partir da oferta de informações qualificadas e de qualidade.

Já a Rádio Uchile apresenta programação mais diversificada. Além dos programas musicais, a grade abre espaço para programação esportiva, infantil, cultural, educativa, de entretenimento e para a prestação de serviço. O jornalismo, segundo formato mais predominante, depois da música, ocupa 22% da programação. Por ser uma rádio universitária, afirma em seu site que atua de modo independente aos governos e que usa o espaço junto ao público pra debater criticamente suas próprias ações.

O canal público de TV no Chile goza de alta credibilidade junto ao público. A TVN, meio estatal, tem a missão de oferecer informação plural e equilibrada, conquistando uma audiência massiva em suas coberturas. Além disso, em 2002, conseguiu o recorde de colocar no ar 81% de conteúdo nacional em toda sua programação.

Em um estudo da organização de pesquisa MORI do Chile, que mede como a população percebe as inclinações políticas dos meios de comunicação em uma escala de 0 a 10, colocando no 0 a esquerda política e no 10 a direita, TVN apareceu exatamente no meio, nota 5. Isto é, os resultados do estudo indicam que a TVN é percebida como um canal que está centrado entre a direita e a esquerda, oferecendo ao público informação equilibrada.

Segundo a própria emissora, a TVN desempenha o papel de meio de comunicação independente, tanto do governo central como dos distintos poderes públicos. Além do jornalismo, que predomina nos programas veiculados pelo canal, observa-se grande enfoque em formatos voltados ao entretenimento. São divulgados no site da emissora, fora outros programas, 25 séries e telenovelas. Há espaço ainda para filmes e documentários, educação, esportes e temas infantis. A TV se posiciona contra a idéia de que meios públicos servem somente à educação e cultura, tendo como função também oferecer bom entretenimento.

Outra tendência da televisão pública é o desenvolvimento de canais regionais, que têm sido desenvolvidos no país, com canais metropolitanos de programação ao vivo e com audiências mais restritas. A discussão atual sobre a televisão digital ou HDTV pode definir a nova paisagem televisiva pública. Se a opção for por uma TV pública que opere em vários canais diferentes, com conteúdos direcionados, isso permitirá enriquecer a oferta de programas para a audiência.


COMPARTILHE


TVs (CL)

tvchile

Rádios (CL)

chile

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game