• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

TVs e Rádios

Universidad Catolica de Chile – Canal 13

 

Tv-Canal-13

Canal: 13

Localidade: Santiago - Chile

Site: Canal 13

http://www.canal13.cl

Cobertura/alcance: Nacional

Missão/valores institucionais

A missão do canal 13 é entreter e informar pessoas através de conteúdos e serviços de excelência inspirados nos valores cristãos. O objetivo do canal 13 esta apoiado na sua visão institucional de que a criatividade deve ser utilizada para inspirar e enriquecer a vida.

Histórico da emissora 

O canal 13 existe há pouco mais de 51 anos. Suas transmissões foram iniciadas no dia 21 de agosto de 1959 por meio da ação empreendedora de um grupo de engenheiros da Pontifícia Universidade Católica do Chile. O canal pertence a igreja e a Universidade Católica e tem alcance nacional.

Sua história está marcada pelo pioneirismo e pelas grandes coberturas informativas que tiveram inicio no começo dos anos 1960 com a cobertura da copa do mundo de futebol realizado no Chile em 1962.

Ao longo de sua história, a emissora levou aos chilenos uma série de grandes coberturas jornalísticas desde grandes eventos esportivos nacionais e internacionais passando por coberturas de fatos relevantes da vida política chilena e alcançando eventos tão marcantes com a chegada do homem a lua ou a visita do papa ao país. Além da vertente informativa, o canal 13 também se caracterizou ao longo de sua existência pelas ações de caráter social, liderando diversas campanhas de ajuda a vitimas de catástrofes naturais ou de apoio a segmentos mais carentes do povo chileno.

Natureza jurídica da emissora

O canal 13 é uma corporação empresarial vinculada a Universidade Católica do Chile

Estrutura organizacional

Considerando que o canal 13 está vinculado a Universidade Católica do Chile, a sua estrutura administrativa é formada por um Conselho Diretor de 09 membros nomeados pelo reitor da universidade e por um corpo de 05 diretores executivos, 04 gerentes de área e um controlador geral.

Forma de gestão

As informações obtidas indicam que o canal 13 tem gestão nos moldes empresariais embora tenha origem na Universidade. Em seu sitio na internet fica claro que o canal 13 se apresenta como um emissora de televisão dinâmica e empreendedora. Não se encontrou nenhum mecanismo de gestão colegiada ou participativa de outros segmentos da sociedade ou de seus próprios colaboradores.

Modelo de financiamento

A emissora faz parte de um conjunto de empresas e serviços de comunicação vinculados a Universidade Católica do Chile e, portanto, seu financiamento é majoritariamente de origem comercial.

Programação 

Predominam os programas de entretenimento, esportivos e jornalísticos. Em menos proporção, os programas educativos, culturais e infantis.

O canal 13 oferece uma programação com caráter generalista possuindo programas que vão do jornalismo a teledramaturgia. Como uma emissora predominantemente de entretenimento, os programas com finalidades educativas e culturais cobrem pouco mais de 15 por cento da sua grade de programação. Sua programação apresenta boa diversidade diversidade dentro do campo do entretenimento, mas fora isso, poucas opções.

A emissora não é estatal e não depende diretamente de repasses de verbas públicas. Sua programação está estruturada na exibição de muita programação produzida fora do Chile. Inclusive constata-se a presente de novelas brasileiras e séries norte-americanas.

Não foram encontrados qualquer tipo de relatório ou outras formas de prestação de contas realizado pela emissoras ou pela Universidade Católica.

Participação pública

Não há indicativos de que a emissora possua ouvidora, ombudsman, clube de ouvintes. Há uma cnetral de atendimento por e-mail. Possui programas que utilizam ferramentas interativas na Internet. 

Plataforma multimídia

O site da emissora possui straming, podcast, RSS, e blogs. Os mecanismos de interatividade com a audiência via plataforma multimídia são por meio de twitter e comentários por e-mail.

Television Nacional de Chile

TV-Nacional-do-Chile

 

Canal: 07

Localidade: Santiago - Chile

Site: TVN

http://www.tvn.cl 

Cobertura/alcance: nacional e internacional.

Missão/valores institucionais

Divulgar toda a diversidade do Chile, contribuir para fortalecer a sua identidade nacional e conectar os chilenos em todo o tempo e lugar. Para cumprir esta missão, os conteúdos, as programações e as condutas dos profissionais de TVN devem estar orientados para representar de forma plural as distintas realidades presentes em cada parte do Chile. Dessa forma, também é um objetivo da emissora promover o sentido de unidade nacional, promovendo no cidadão o sentimento de pertencimento à nação chilena.

Segundo o site da emissora os seguintes valores são a base de ação de seus profissionais e da própria organização.

• Promoção da identidade nacional

• Promoção do pluralismo, da democracia, da paz e da informação objetiva

• Estímulo à proteção do meio ambiente

• Respeito à dignidade humana

• Proteção da família

• Estímulo à vida saudável, à formação, ao desenvolvimento, à criatividade de crianças e jovens.

A emissora tem como objetivos promover a integração do Chile na sua diversidade e no pluralismo. Incentivar a comunicação entre os chilenos, oferecendo a oportunidade dos cidadãos de expressarem-se e de escutarem-se. Promover o crescimento e o desenvolvimento pessoal dos chilenos nas instâncias emocional, cognitiva e cultural. Oferecer espaços de presença e interlocução para as diferentes regiões do país. Estimular o pensamento crítico e analítico do cidadão. Garantir o direito à informação nos seus aspectos políticos, culturais e sociais. E, finalmente, promover a tolerância, o respeito, a solidariedade e a responsabilidade como eixos fundamentais da convivência entre os chilenos.

Histórico da emissora

Segundo o site da emissora, no meio da década de sessenta, a televisão se apresentava com um grande potencial integrador para o Chile. Dentro desta perspectiva, tem inicio um conjunto de ações visando a criação de uma televisão nacional no Chile.

Após passar por um período de testes e transmissões experimentais, TVN inicia suas operações permanentes e com alcance nacional em 18 de setembro de 1969. Em mais de quatro décadas a emissora ampliou o seu alcance, criou centros de produção regionais, ampliou sua programação e operou importantes avanços tecnológicos no setor da indústria televisiva. Em 1989 o sinal da emissora ganha o espaço internacional e passa a vista em toda a América Latina e em 1995 TVN expande suas atividades para os cinco continentes do planeta.

No dia 08 de abril de 1982, foi promulgada a Lei 19.132 que passou a definir a TVN como uma televisão pública – como empresa autônoma do Estado - que passa a funcionar com base em parâmetros singulares para o setor. Apesar de ser classificada como pública, a emissora passou a ter que autofinanciar-se, garantindo sua sustentabilidade econômica e não mais podendo depender exclusivamente de recursos públicos oriundo de fundos governamentais. Desde então a emissora conta com um conselho diretor formado por sete pessoas, cujo presidente do conselho diretor, designado pelo Presidente da República, designa os demais membros que comporão o corpo diretivo da TVN. Todos os indicados para o conselho devem ser aprovados pelo Senado. Segundo o site da emissora o objetivo do processo de composição da diretoria é fazer com que estejam representados na direção da televisão distintos setores e sensibilidades da sociedade chilena. Além disso, um representantes dos trabalhadores também compõe o conselho diretor da TVN. A gestão executiva do canal esta a cargo de um conjunto de diretores e gerentes comandados por um diretor executivo, indicado pelo conselho diretor.

Natureza jurídica da emissora

Pessoa jurídica de direito público e constitui uma empresa autônoma do Estado.

Estrutura organizacional

Conselho Diretor

Diretoria: Diretor Executivo, Diretor de Programação, Diretor de imprensa, Diretor de Gestão, Diretor Comercial, Diretor de Estratégia e Novos Negócios.

E ainda possui 12 gerências.

Forma de gestão

Não há informações disponíveis se a emissora possui direção colegiada, mecanismos internos de comunicação e transparência.

Modelo de financiamento

Há indícios de que a emissora sobrevive com financiamento da iniciativa privada por meio de publicidade.

Programação

Predominam os programas jornalísticos, de entretenimento e series educativas, de ficção e não-ficção.

É predominantemente voltada para o entretenimento e a informação. Segundo o site da emissora, ela desempenha suas funções como meio de comunicação de forma independente, tanto do governo como dos distintos poderes públicos.

Inclusive, existe mecanismos institucionalizados no site da emissora para a apresentação de projetos de produção de programas diversificados por parte de produtores independentes.

Participação pública

Não há indícios que a emissora disponha de ouvidoria, ombudsman, clube de telespectadores ou conselhos consultivos de programação.

Plataforma multimídia

Site com recursos de streaming, podcast e RSS. Utiliza mecanismos de interatividade com a audiência via plataforma multimídia por meio de canal no youtube, twitter, facebook


COMPARTILHE


TVs (CL)

tvchile

Rádios (CL)

chile

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game