• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Televisión Nacional Uruguay (TNU)

TVEO-Canal-5

 

Freqüência: Canal 5

Localidade: Uruguay - Montevideo

Site: Televisión Nacional Uruguay

http://www.tnu.com.uy/  

Cobertura: Nacional (repetidoras em 30 localidades)

Missão/valores institucionais

Fazer uma televisão pública conectada com a realidade audiovisual do país do ponto de vista da identidade cultural, capaz de oferecer entretenimento e informação de qualidade e diversidade de conteúdo.

Objetivos

Tem como objetivo fazer uma TV pública sintonizada com a identidade, a diversidade e equilíbrio na divulgação dos acontecimentos, tendo a liberdade de não fazer concessões quanto aos seus princípios para elevar índices de audiência.

Histórico da emissora

A TV Nacional do Uruguai entrou no ar em 19 de junho de 1963. Inicialmente o canal 5 foi atribuído ao Sodre - Servicio Oficial de Difusión, Radiodifusión y Espetáculos – em 18 de outubro de 1955. No entanto, o processo de criação da emissora estatal teve início em 1950 quando foi constituído um fundo para financiar a sua instalação e o engenheiro Mario Giampietro foi contratado como assessor técnico pelas suas experiencias de emissões de televisão no Uruguai iniciadas desde 1943.

Em 2002, a emissora tornou-se uma unidade de execução independente dentro do Ministério da Educação e Cultura e deixou de ser vinculada ao Sodre. Três anos depois, um incêndio destruiu parte do canal. Como consequência da grande extensão do estragos, a emissora teve sua sede totalmente reformada.

A TNU passou por mudanças significativas a partir de 2009 com a construção de um novo site e atualização tecnológica dos sistema de produção e transmissão. Além disso estabeleceu acordos e parcerias de co-produção com emissoras públicas da região como Argentina, Brasil, México e China, o que lhe permitiu renovar a grade de progamação.

Desde 2010 foram iniciados os preparativos para a implantação da TV Digital Terrestre, com previsão para funcionar em caráter experimental a partir de janeiro de 2012.

Natureza jurídica da emissora

Órgão da administração pública direta

Estrutura organizacional

No site da emissora não é possível obter informações detalhadas sobre o assunto. Sabe-se que a emissora é uma unidade de execução independente dentro do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

Forma de gestão

Não há informações disponíveis que permitam identificar se há direção colegiada e mecanismos de transparência. No site há apenas informação sobre o diretor do canal.

Modelo de financiamento

A considerar que é uma emissora estatal e a ausência de publicidade da iniciativa privada em seu site provavelmente é financiada com recursos exclusivos do Estado.

Programação

É um canal generalista com programação voltada para cultural, informação e entretenimento. Transmite desde programas infantis a séries e filmes documentários.

Participação pública

No site da emissora não há indicação da existência de mecanismos de participação pública como ouvidora, ombudsman ou conselhos consultivos de programação.

Plataforma multimídia

O site da emissora apresenta recursos de streaming, RSS e um canal de contato por e-mail.


COMPARTILHE


TVs (UY)

TVEO-Canal-5

Rádios (UY)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game