• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Canal 7

TV-Peru-Canal-7

Canal: Canal 7

Localidade: Lima – Peru

Site: TV Peru

Cobertura: Nacional

Missão/valores institucionais

Serviço público estatal que compõe o Instituto Nacional de Rádio e Televisão do Peru (IRTP). A emissora afirma em seu site que tem a a finalidade de produzir e difundir programas com conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento com o objetivo de promover as políticas públicas nacionais e contribuir para o bem estar de todos os peruanos.

Tem como objetivo ser uma instituição de comunicação moderna e reconhecida pela população peruana, em razão da qualidade de seus programas que garantirão assim, o acesso a cultura, o direito a educação e ao entretenimento saudável. Também busca um produção continua de informação de qualidade, com objetividade e interatividade que contribuam para o fortalecimento da identidade nacional, da democracia e da imagem do Peru no mundo.

Histórico da emissora

A TV Peru, canal 7 foi inaugurada oficialmente em 17 de janeiro de 1958. Foi a primeira emissora de televisão a ser instalada e operada no Peru. Iniciou suas atividades vinculadas ao Ministério da Educação e passou por diversas transformações burocráticas e institucionais ao longo de seus mais de sessenta anos de vida. Esse processo de transformação teve o seu mais recente episódio com a criação do Instituto  Nacional de Rádio e Televisão – IRTP -  por meio do Decreto Legislativo 829 de 1996. A criação do Instituto teve o objetivo de modernizar, centralizar e institucionalizar as atividades de produção e difusão de conteúdos informativos, culturais e de entretenimento através dos meios de radiodifusão estatais peruanos.

Inicialmente o IRTP esteve vinculado ao Ministério da Educação e por um curto espaço de tempo após a sua fundação, funcionou nos moldes similares aos das empresas privadas de radiodifusão. No entanto, em 1997, o Governo Peruano aprovou um decreto que transformou o IRTP e suas respectivas emissoras em instituições estatais dependentes do orçamento público e estabeleceu uma personalidade jurídica de direito publico interno para o Instituto.
Em 2010 com a criação do Ministério da Cultura peruano, o IRTP sofreu nova transformação sendo transferido e incorporado como um órgão governamental do novo ministério.

Natureza jurídica da emissora

O IRTP é um organismo público/estatal que esta vinculado ao Ministério da Cultura peruano. Goza de uma personalidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa, econômica e financeira.

Estrutura organizacional

Não há um diretor geral ou qualquer outro cargo especifico para a TV Peru. Toda a estrutura de poder político e administrativo esta centralizada no IRTP. O sitio do Instituto informa uma estrutura organizacional composta por um Conselho Diretivo formado por quatro membro sendo um presidente executivo e três conselheiro. Subordinadas a presidência executiva, existem 08 gerências e 04 setores de apoio especializado. A gerência de televisão é responsável pela administração das atividades operacionais da TV Peru. Todos os cargos diretivos e gerenciais da estrutura administrativa do IRTP são nomeados pelo governo peruano, não havendo qualquer forma direta de participação ou representação da sociedade civil.

Não há auto definição, só a descrição de algumas pessoas que ocupam cargos de chefia e o seguinte organograma:

OrgTV

Forma de gestão

Como instituição estatal pertencente ao IRTP, a TV Peru é gerida em moldes empresariais. Essa condição se reflete na inexistência de mecanismos formais de participação e representação da sociedade civil e na própria inexistência de instancias colegiadas de discussão sobre temas relacionados a sua programação ou a política editorial adotada.

A TV Peru/IRTP oferece dois tipos de mecanismos para que o cidadão possa se manifestar perante a emissora. Um deles é uma área em seu sitio de internet na qual o cidadão pode apresentar comentários variados sobre temas que vão de problemas técnicos na emissão de sua programação até questões relacionadas a produção e ao conteúdo dos programas. O outro é o chamado livro de reclamações, que por exigência legal, deve ser disponibilizado para que os consumidores possam manifestarem-se perante o prestador de serviços comerciais.

No sitio do IRTP/TV Peru existe o denominado Portal da Transparência, espaço no qual se pode encontrar diversas informações administrativa, financeira e operacional do Instituto e do Governo do Peru em geral.

Modelo de financiamento

Instituição financiada tanto pelo orçamento público do Governo Peruano quanto pela arrecadação de verbas por meio de apoios culturais e anúncios publicitários. Não é possível estabelecer o percentual de cada tipo de recurso aplicado na sua manutenção.

Programação

A emissora tem 25 programas na sua grade de programação da emissora, sendo predominante de natureza jornalística, entretenimento e cultural.

A emissora se define, principalmente, como cultural, informativa e de prestação de serviço público.

Sendo  emissora que compõe o Instituto Nacional de Rádio e Televisão – IRTP – pode ser considerada como estatal, ligada ao Governo de Peru e com objetivos claros de fortalecer as políticas públicas do país.

A emissora faz prestação de contas à sociedade de forma periódica. Apresenta balanço anual de atividades, projetos e resultados administrativos, de produção e financeiro.

Participação pública

Não há indícios de que a emissora possua ouvidoria, ombudsmam, clube de telespectadores, ou conselhos consultivos de programação.

Plataforma multimídia  

A emissora possui site com streaming e podcast, além de mecanismos de interatividade com a audiência via plataforma multimídia via facebook, twitter e youtube.


COMPARTILHE


TVs (PE)

TV-Peru-Canal-7

Rádios (PE)

radioperu

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game