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Rede Minas TV

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Rede Minas

Canal: 9 na TV aberta e 20 na TV a cabo

Localidade: Belo Horizonte – Minas Gerais

Site: http://www.redeminas.tv/

Cobertura/alcance

A emissora é recebida em mais de 750 localidades na região mineira. Alcança, em TV aberta, Belo Horizonte e algumas cidade da região metropolitana. Chega também ao interior do estado com cobertura de afiliadas e retransmissoras. Além disso, atende a toda américa latina por meio de antena parabólica com receptor digital.

Missão/valores institucionais

Busca promover inclusão social, cultura, educação, saúde, lazer e respeito ao ser humano, além do direito à informação com qualidade. Tem como missão “contribuir para o desenvolvimento intelectual, social e econômico de Minas Gerais, promovendo seus valores e o intercâmbio com outros agentes de educação e cultura, por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público”. Compartilha, ainda, dos valores de compromisso com comunicação de interesse público, responsabilidade com a promoção da cidadania, ética, transparência e qualidade.

Histórico da emissora

Criada em 1984, a TV Minas tinha objetivo de promover intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população de Minas Gerais. Inicialmente, chegava a 33 munícipios próximos ao centro do estado com retransmissão simultânea da TVE do Rio de Janeiro e tinha programação entre 18h e meia noite.

Fez as primeiras produções locais em 1985 e dois anos mais tarde aumentou a média diária de veiculação para 17 horas e 30 minutos. Em 1992, incluiu também programação da TV Cultura de São Paulo. Já em 1995, tornou-se Rede Minas.

A política de interiorização da emissora foi iniciada em 1998 com o sistema de transmissão digital via satélite. Inicialmente, contava com 336 retransmissores e, agora, possui cerca de 650. A Rede Minas buscar dar prioridade a programas com conteúdo voltado para a cultura brasileira.

A Rede Minas é conduzida, desde 2005, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV). Também faz parte da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) e à Rede Pública de Televisão. Possui 44 afiliadas e está presente na maioria dos municípios mineiros.

Natureza jurídica da emissora

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)

Estrutura organizacional

Conduzida pela Fundação TV Minas – que possui presidência, vice-presidência, diretoria de planejamento, gestão e finanças e diretoria técnica – e pela Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV) – com diretorias executiva, administrativo-financeira, de expansão, de jornalismo e de programação e produção.

Forma de gestão

A emissora possui Conselho Fiscal e Conselho de Administração, ambos com presidente, conselheiros titulares e conselheiros suplentes. Também possui Comissão de ética com presidente, membros efetivos e suplentes.

Como mecanismo interno de transparência, a Rede Minas disponibiliza relatórios da Comissão de Avaliação do Termo de Parceria da Fundação TV Minas com a ADTV em seu site. Tais documentos apresentam indicadores e metas que vão desde “Jornalismo abrangente e de qualidade” até “Evolução da situação financeira” com as respectivas avaliações.

Modelo de financiamento

A Rede Minas possui recursos provindos de receitas próprias com a venda de patrocínio, apoios culturais e licenciamento de marcas para investimentos em marketing. Além disso, vende produtos audiovisuais para terceiros, que são produzidos pelo Departamento de Projetos Especiais.

Programação

A grade de programas da Rede Minas conta com produções próprias e de parceiros, a exemplo da TV Cultura de SP e da TV Escola. Ao todo, são 66 programas disponíveis ao longo da grade. Os gêneros cultural e infantil aparecem em maior quantidade.

Todos os seguintes mecanismos são praticados na emissora: atende a finalidades educativas e culturais; apresenta qualidade e diversidade de conteúdos na programação; atua com independência em relação a governos; promove cultura nacional e regional; estimula a produção independente; dá visibilidade a diversos grupos sociais, e presta contas à sociedade de forma periódica.

Participação pública

Não há informações que indiquem a existência de ouvidoria, ombudsman, clube de telespectadores, programas interativos e audiências públicas. Há o “Fale conosco”, onde é possível entrar em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador. Além disso, a Rede Minas disponibiliza, em seu site, páginas de “Ajuda” e “Dúvidas Frequentes” a fim de instruir o público em relação a possíveis dificuldades.

Plataforma multimídia

A emissora possui contas no Twitter, Facebook e Youtube. Além disso, os vídeos dos programas estão disponíveis no site.


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