• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Rede Minas TV

rede_minas

Rede Minas

Canal: 9 na TV aberta e 20 na TV a cabo

Localidade: Belo Horizonte – Minas Gerais

Site: http://www.redeminas.tv/

Cobertura/alcance

A emissora é recebida em mais de 750 localidades na região mineira. Alcança, em TV aberta, Belo Horizonte e algumas cidade da região metropolitana. Chega também ao interior do estado com cobertura de afiliadas e retransmissoras. Além disso, atende a toda américa latina por meio de antena parabólica com receptor digital.

Missão/valores institucionais

Busca promover inclusão social, cultura, educação, saúde, lazer e respeito ao ser humano, além do direito à informação com qualidade. Tem como missão “contribuir para o desenvolvimento intelectual, social e econômico de Minas Gerais, promovendo seus valores e o intercâmbio com outros agentes de educação e cultura, por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público”. Compartilha, ainda, dos valores de compromisso com comunicação de interesse público, responsabilidade com a promoção da cidadania, ética, transparência e qualidade.

Histórico da emissora

Criada em 1984, a TV Minas tinha objetivo de promover intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população de Minas Gerais. Inicialmente, chegava a 33 munícipios próximos ao centro do estado com retransmissão simultânea da TVE do Rio de Janeiro e tinha programação entre 18h e meia noite.

Fez as primeiras produções locais em 1985 e dois anos mais tarde aumentou a média diária de veiculação para 17 horas e 30 minutos. Em 1992, incluiu também programação da TV Cultura de São Paulo. Já em 1995, tornou-se Rede Minas.

A política de interiorização da emissora foi iniciada em 1998 com o sistema de transmissão digital via satélite. Inicialmente, contava com 336 retransmissores e, agora, possui cerca de 650. A Rede Minas buscar dar prioridade a programas com conteúdo voltado para a cultura brasileira.

A Rede Minas é conduzida, desde 2005, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV). Também faz parte da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) e à Rede Pública de Televisão. Possui 44 afiliadas e está presente na maioria dos municípios mineiros.

Natureza jurídica da emissora

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip)

Estrutura organizacional

Conduzida pela Fundação TV Minas – que possui presidência, vice-presidência, diretoria de planejamento, gestão e finanças e diretoria técnica – e pela Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV) – com diretorias executiva, administrativo-financeira, de expansão, de jornalismo e de programação e produção.

Forma de gestão

A emissora possui Conselho Fiscal e Conselho de Administração, ambos com presidente, conselheiros titulares e conselheiros suplentes. Também possui Comissão de ética com presidente, membros efetivos e suplentes.

Como mecanismo interno de transparência, a Rede Minas disponibiliza relatórios da Comissão de Avaliação do Termo de Parceria da Fundação TV Minas com a ADTV em seu site. Tais documentos apresentam indicadores e metas que vão desde “Jornalismo abrangente e de qualidade” até “Evolução da situação financeira” com as respectivas avaliações.

Modelo de financiamento

A Rede Minas possui recursos provindos de receitas próprias com a venda de patrocínio, apoios culturais e licenciamento de marcas para investimentos em marketing. Além disso, vende produtos audiovisuais para terceiros, que são produzidos pelo Departamento de Projetos Especiais.

Programação

A grade de programas da Rede Minas conta com produções próprias e de parceiros, a exemplo da TV Cultura de SP e da TV Escola. Ao todo, são 66 programas disponíveis ao longo da grade. Os gêneros cultural e infantil aparecem em maior quantidade.

Todos os seguintes mecanismos são praticados na emissora: atende a finalidades educativas e culturais; apresenta qualidade e diversidade de conteúdos na programação; atua com independência em relação a governos; promove cultura nacional e regional; estimula a produção independente; dá visibilidade a diversos grupos sociais, e presta contas à sociedade de forma periódica.

Participação pública

Não há informações que indiquem a existência de ouvidoria, ombudsman, clube de telespectadores, programas interativos e audiências públicas. Há o “Fale conosco”, onde é possível entrar em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador. Além disso, a Rede Minas disponibiliza, em seu site, páginas de “Ajuda” e “Dúvidas Frequentes” a fim de instruir o público em relação a possíveis dificuldades.

Plataforma multimídia

A emissora possui contas no Twitter, Facebook e Youtube. Além disso, os vídeos dos programas estão disponíveis no site.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS


kerajaan cerita horor gosip terbaru berita terbaru windows gadget toko game