• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

TVE Tocantins

photo

 

TVE Tocantins


Canal: 13 VHF

Localidade: Palmas/TO

http://www.portalredesat.to.gov.br/

Cobertura/alcance

A emissora abrange 97 municípios do Tocantins e, por meio das TVs Nativa (Imperatriz/MA) e Difusora (Porto Franco/MA), chega a dez cidades maranhenses.

Missão/valores institucionais

A TVE Tocantins é administrada pela Fundação de Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat) que tem como missão oferecer educação, cultura e informação com responsabilidade social, a fim de auxiliar no nascimento de um novo pensamento crítico, em favor da cidadania e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Tem como objetivo, conforme especifica seu Estatuto, a exploração do serviço de radiodifusão sonora (Rádio) e de sons e imagem (TV), com finalidade exclusivamente educativa. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do Estado do Tocantins e, no âmbito da universidade, formar recursos humanos, desempenhando outras atividades de caráter educativo e cultural, atuando como instrumento auxiliar do Governo Estadual na busca do desenvolvimento.

Histórico da emissora

A Radiodifusão Estatal no Tocantins começou com a criação da Companhia de Comunicação do Estado do Tocantins - Comunicatins, por meio da medida provisória n º 27 de 12/4/89 do Governo do Estado e da Lei n º 42 de 16/5/89 da Assembleia Constituinte do Estado. Em agosto de 1990, a Comunicatins e o Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado de Goiás (Cerne) firmaram convênio junto ao Governo Federal a fim de executas serviços de retransmissão de TV nas cidades de Araguaína e Gurupi.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da emissora, a Comunicatins foi extinta em 1996 e, com a Lei n º 826 de 29 de março de 1996, nasceu o Instituto Dom Alano Marie Du Noday, entidade de direito público, criada sob a forma de autarquia. Sua missão era contribuir para o desenvolvimento cultural do Estado, por meio das várias formas de difusão de massa. O Instituto atuava como unidade complementar da Universidade do Tocantins (Unitins), vinculada ao governo do estado.

Em 1999, o Instituto Dom Alano foi extinto a fim de regularizar a TV Palmas e seus direitos foram transferidos para a Fundação Universidade do Tocantins. No ano seguinte, a Rádio Palmas FM entrou no ar em caráter experimental, tendo a TV como geradora.

Atualmente, a emissora é controlada pela Fundação de Radiodifusão do Tocantins (Redesat) que passou por reformulação recente. Em 8 de agosto de 2012 a TV Palmas passou a se chamar TVE Tocantins e foram anunciadas mudanças na programação.

Natureza jurídica da emissora

Fundação pública de administração pública direta.

Estrutura organizacional

Não há informações disponíveis.

Forma de gestão

A estrutura operacional da emissora é composta por uma Superintendência Executiva, onde há um Conselho Curador e um Conselho de Programação.

Modelo de financiamento

A TV possui recursos da fundação gestora.

Programação

Não há informações disponíveis no site da emissora.

Participação pública

Não há informações que indiquem a existência de ombudsman, ouvidoria, conselho consultivo de programação, clube de telespectadores, seminários com participação de entidades, audiência públicas ou programas interativos. Há espaço para contato no site da Redesat. A Fundação também disponibiliza explicações sobre a Lei de Acesso à Informação e possui projetos para facilitar o acesso a informações de utilidade pública.

Plataforma multimídia

A emissora possui conta no Youtube.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS