• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Rádio Educativa FM

educativa

Rádio Educativa 107,7 FM

Frequência: 107,7 FM

Localidade: Maceió – Alagoas

http://www.izp.al.gov.br/veiculos-do-izp/radio-educativa-fm

Cobertura/alcance

A emissora alagoana está presente na capital, Maceió, além dos municípios de Arapiraca e Porto Calvo. Também prepara-se para ser implantada nas cidades de Penedo, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

Missão/valores institucionais

A Rádio Educativa FM faz parte do Instituto Zumbi dos Palmares e, por isso, compartilham dos mesmos valores. Tem como missão oferecer programação educativa, cultural, informativa e científica, com foco no interesse público, ênfase na prestação de serviços e na contribuição para o fortalecimento da cidadania no estado de Alagoas.

Como objetivos, busca promover intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população do estado, além de visar integração e inclusão social. Valoriza as culturas local, regional e nacional, defende a pluralidade, a diversidade e o entretenimento saudável e enriquecedor, respeitando a inteligência e sensibilidade do ouvinte.

Histórico da emissora

A Rádio Educativa FM 107,7 foi inaugurada em fevereiro de 1986 com a proposta de valorizar talentos nacionais, exibir programas de alto nível e reconhecer a produção musical local. Destaca-se como espaço privilegiado para divulgação da cultura nas diversas manifestações. Sua marca é a programação diferenciada, eclética e versátil.

Natureza jurídica da emissora

Fundação pública de administração pública indireta.

Estrutura organizacional

A emissora responde ao Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) que por sua vez está vinculado à Secretaria de Estado de Comunicação de Alagoas. O IZP é um complexo de comunicação responsável pela TV Educativa de Alagoas (TVE), pelas rádios Educativa FM e Difusora AM e pelo Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

A instituição possui Diretor-Presidente, Diretor de Jornalismo, Diretor de Operações, além de diretores dos veículos e espaço cultural ligados a ela, incluindo o Diretor da Rádio Educativa FM.

Forma de gestão

Não há informações que indiquem a existência de direção colegiada, por exemplo, ou outros mecanismos para incorporar sugestões e críticas de colaboradores e funcionários. Como mecanismo interno de comunicação e transparência, o site abre espaço para login dos funcionários.

Modelo de financiamento

A Rádio Educativa FM recebe financiamento do Instituto Zumbi dos Palmares, além de apoio cultural de empresas, instituições ou organizações que tenham interesse em associar suas marcas a produtos e conteúdos da emissora.

 

Programação

A grade de programas da rádio se divide em dois grupos: musical e cultural. O primeiro corresponde a 74%, com programação diversificada que vai dos clássicos da Era do Rádio até o rock, passando por música brasileira e, em especial, nordestina. O segundo, com 26% da grade, traz cinco programas com enfoque em cultura.

A emissora atende a finalidades educativas e culturais, promove cultura nacional e regional e estimula a produção independente, além de atuar com independência também em relação ao governo. É observada qualidade e diversidade de conteúdos na programação, apesar de haver pouca variedade de tipos de programas.

Há, ainda, falta de programação para dar visibilidade a diferentes grupos sociais e não existem programas de prestação de contas à sociedade de forma periódica – o site não possui informações a esse respeito.

Sobre a programação eclética e versátil, com ênfase na MPB incluindo Bossa Nova, Blues, Jazz, sambas tradicionais e música genuinamente alagoana, a emissora afirma ter se tornado a única no estado a atuar neste segmento.

Participação pública

Não há informações indicando que a emissora possui ouvidoria, ombudsman, clube de ouvintes e conselhos consultivos de programação. No site, há espaço para ouvintes fazerem contato por meio de formulários.

Plataforma multimídia

Todos os veículos ligados ao Instituto Zumbi dos Palmares possuem site com recursos de streaming, email para contato e participação no Youtube, Flickr, Facebook, Orkut e Twitter.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS