• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

TV Universitária - Recife

Marca_TVU

 

TV Universitária – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Canal: Canal 11

Localidade: Recife – Pernambuco

Site: http://www.tvu.ufpe.br/

Cobertura/alcance

Não há informação disponível.

Missão/valores institucionais

A TV Universitária (TVU) busca oferecer programação que junte informação, cultura, lazer e educação. Também procura ser espaço para que alunos de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tenham contato com a prática da profissão.

A UFPE, instituição à qual a TVU é ligada, objetiva estimular atividades que ampliem os campos do conhecimento humano, aproximar ensino e pesquisa da comunidade, colaborar para o desenvolvimento do país – em especial do Nordeste –, além de realizar intercâmbios científicos e culturais.

Histórico da emissora

A TVU pertence ao Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRUs) da UFPE, criado em 1962 com a inauguração da Rádio Universitária AM (820 kHz).

Inaugurada em 22 de novembro de 1968, a TV Universitária possuía incialmente 20 programas que se modificaram ao longo dos anos. A emissora fez parte da Rede Pública de Televisão (RPTV) até 2008 e hoje integra a rede TV Brasil – gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Natureza jurídica da emissora

Órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco.

Estrutura organizacional

O NTVRUs possui direção geral, diretoria de programação, produção e jornalismo, gerência de recursos humanos, gerência de administração financeira e projetos, além de setor do RTV-Escola, responsável por estágios.

Forma de gestão

A diretoria do NTVRUs funciona de forma colegiada, já que decisões são discutidas com a equipe. Além disso, são realizadas reuniões periódicas entre direção e corpo de funcionários para troca de informações e sugestões. O diretor é indicado pelo reitor da Universidade.

Modelo de financiamento

A TV Universitária recebe recursos orçamentários públicos e provindos de apoios culturais público e privado.

Programação

A emissora atende a finalidades educativas e culturais, apresenta qualidade e diversidade de conteúdos na programação e atua com independência em relação a governos. Além disso, dá visibilidade a vários grupos sociais, promove cultura nacional e regional e estimula a produção independente.

Não existem programas que prestem contas à sociedade periodicamente, nem informações a esse respeito no site da TV.

Participação pública

Não há informações que indiquem existência de ombudsman, clube de ouvintes, conselhos consultivos de programação, seminários com participação de entidades, audiências públicas e programas interativos. Há espaço para contato no site com endereço, e-mail e telefones do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRUs). Também existe ouvidoria no site da UFPE.

Plataforma multimídia

A emissora possui site com recursos de streaming e conta no Facebook. Além disso, o programa “Cabeça de Área” possui blog e “Curta Pernambuco” possui Twitter.


COMPARTILHE


TVs (BR)

tv

Rádios (BR)

radio

FACEBOOK

Twitter

TAGS